Jundiaí, 03 de julho de 2020 – O Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) lamentam a reclassificação da região de Campinas pelo Governo do Estado de São Paulo para Fase 1 (vermelha), a mais severa do Plano São Paulo. Com isso, em Jundiaí e nos demais municípios que compõem a regional, só poderão funcionar os serviços considerados essenciais a partir de segunda-feira (06/07).
Até esta sexta (03), a região estava enquadrada na fase laranja, que permite, por exemplo, a abertura do comércio com algumas restrições.
“Entendemos a gravidade da situação de saúde, no entanto a notícia causa muita preocupação aos comerciantes especialmente pela questão econômica já que o setor voltou a funcionar há um mês e seguia confiante na retomada dos negócios, mesmo que gradualmente e com a adoção dos protocolos sanitários. Como entidades representativas do comércio, veremos quais medidas serão tomadas para tentar agilizar o retorno das atividades e seguimos à disposição e em apoio aos empresários neste novo momento”, afirma Edison Maltoni, presidente do Sincomercio e da CDL Jundiaí.
Com o anúncio feito pelo governador João Dória nesta sexta-feira (03), a cidade, assim como outros 41 municípios que fazem parte da região de Saúde de Campinas, retornam para fase 1 do Plano SP de Retomada Econômica pela pandemia do Novo Coronavírus que permite apenas o funcionamento de serviços considerados essenciais como farmácias, supermercados, feiras livres, varejões, quitandas, centros de abastecimentos, lojas de conveniência, lojas de alimentação para animais, distribuidoras de gás, padarias e postos de combustíveis.