História

O Sincomercio Jundiaí e Região teve sua primeira página impressa no dia 10 de dezembro de 1986, quando deixou de ser uma associação para se tornar oficialmente o Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região, uma entidade que congrega o grupo de 143 sindicatos patronais da FecomercioSP no Estado de São Paulo.

Nossa história teve início em 1983, quando a Diretoria do Clube dos Lojistas de Jundiaí (CDL), presidida na época pelo sr. Valdemar Bertazzoni, atendeu a uma solicitação do comércio de Jundiaí e Região, de fundar uma associação. Dessa forma, em 11 de abril de 1983 foi realizada uma Assembleia de Constituição da Associação Profissional do Comércio Varejista de Jundiaí. Na ocasião, estavam presentes representantes de várias lojas, como Baby Calçados, Palácio dos Móveis, Credi Malas, J. Denardi e Cia. Ltda., Móveis Bertazzoni, Casa São João, G. Haddad, Aiwa, Palácio do Tricô, João E. Magalhães & Cia. Ltda., Belisco de Gente, Credi Rei Modas e Confecções, Casa Real, Ao Esporte Jundiaiense, Blumenau Malhas, Casa Independência, São Jorge Imóveis e Eletrodomésticos, Bolinha Brinquedos, Tipografia e Papelaria Colombo, Joinha Modas, Bob’s Jeans, Credi Malas Rabelo, Credi Curadinho, American Jeans, Casa Martini, Casas Oliveira Presentes, Irmãos Rabello, Madeireira Jundiaiense, Comercial Credi Nino, Xanda Modas Ltda., Loja Excelsior, Casa Leopardi, Stylo Decorações e Ana Lu Presentes.

O registro de associação profissional do comércio foi expedido em janeiro de 1985, pelo Ministério do Trabalho, por meio da Delegacia Regional do Trabalho no Estado de São Paulo. Em caráter experimental, a associação exerceu suas atividades até 1986, quando o então Ministro do Trabalho, dr. Almir Pazzianoto, expediu documento reconhecendo a associação como um sindicato, no dia 10 de dezembro de 1986.

Com a regulamentação oficial do Sindicato, a instituição passou a fazer parte da FecomercioSP, presidida por Abram Szajman, aprovando também as reivindicações dos comerciantes de Jundiaí para a implantação do Senac, Sebrae e Sesc no município, com esforço intenso do Sincomercio.

Em 2010, Edison Severo Maltoni foi eleito presidente do Sincomercio Jundiaí e Região, estando à frente da entidade até os dias atuais, em sua segunda gestão. Nesta trajetória de sucesso, o Sindicato alcançou grandes conquistas e, ao representar cerca de 14 mil empresários na Região, demonstra sua força e crescimento.

Desde 2017, adotou uma nova identidade visual e, por conta de seu trabalho intenso, passou a ser uma unidade regional da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), aderindo ao Programa de Inovação, Integração e Parceria com os Sindicatos (PIIPS), que modifica a identidade visual da entidade para atender às transformações do mercado.

Além de dar apoio e suporte ao empreendedor varejista, o Sincomercio Jundiaí e Região oferece diversos serviços e benefícios aos seus contribuintes, se consolidando como uma entidade firme e atuante, elevando o nome de Jundiaí ao ranking de melhor desempenho na geração de empregos formais no comércio varejista do Estado.