Jundiaí, 04 de abril de 2020 – As medidas de isolamento social vão continuar em Jundiaí por pelo menos dez dias, segundo anúncio feito neste sábado (04/04) pelo prefeito da cidade, Luiz Fernando Machado. “Num “cenário otimista”. Isto é, apenas com os serviços essenciais funcionando”, observou Machado. Para o comércio em geral, havia expectativa de que o funcionamento poderia ser reaberto a partir do dia 08/04, mediante a observação dos casos na cidade.
O prefeito advertiu que o crescimento de internações nos hospitais é constante. “Está aceso o sinal de alerta. Temos uma crescente de caso e uma oscilação de internações e esse volume de casos com síndrome aguda respiratória aguda grave. Essas internações estão usando 46% dos leitos Covid do Hospital São Vicente. E 26 pacientes já estão usando respiradores – 38% dos nossos equipamentos especificamente para quem enfrenta esse problema. Isso é sinal de que não podemos recuar no isolamento social”.
O prefeito também anunciou a elaboração de projeto de lei reduzindo os salários dele, do vice, dos secretários, diretores e cargos em comissão, de até 30%, além de mudanças no calendário escolar. Assista a íntegra do pronunciamento do prefeito: https://www.facebook.com/tvtecjundiai/videos/2539607363024771/
Serviços essenciais
Deliberação e nota técnica publicadas pela Prefeitura de Jundiaí na Imprensa Oficial do Município entre quinta-feira (02/04) e sexta-feira (03/04) autorizam o funcionamento de novos estabelecimentos e prestadores de serviços, com a obrigação de seguir todas as recomendações das autoridades de saúde no período de quarentena em prevenção ao novo coronavírus.
Pelas deliberações, podem funcionar as lojas de material de construção de Jundiaí, determinados estabelecimentos alimentícios (comércio de bolos, sorveterias, docerias, lojas de suplementos alimentares, de produtos naturais, de açaí, de produtos típicos regionais); pet shop com serviço de banho e óticas.
Prestadores de serviços, considerados de primeira necessidade para a população, também estão liberados para funcionamento A medida vale para lavanderias, oficinas mecânicas, assistência técnicas, serviços médicos, odontológicos, assim como estacionamentos localizados num raio de 500 metros de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde e estabelecimentos de saúde em geral e também determinados comércios e serviços de limpeza residencial, comercial e industrial. Confira os documentos na íntegra nas edições 4715 e 4716 da Imprensa Oficial: https://imprensaoficial.jundiai.sp.gov.br/