Prefeitura de Jundiaí reforça necessidade de isolamento social
Jundiaí, 28 de março de 2020 – Visando a proteção da saúde e respeitando todos os setores produtivos e econômicos da cidade, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, reforçou durante reunião de Planejamento estratégico com o setor produtivo de Jundiaí na manhã deste sábado (28) a necessidade do isolamento social no município para enfrentar a pandemia do coronavírus. Edison Maltoni, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) participou do encontro com a administração municipal.
Machado explicou que em um cenário provável, será estudada a liberação gradual do convívio social entre 15 ou 30 dias, avaliando caso a caso as atividades que poderão ser beneficiadas. “A princípio acreditamos que a medida será mantida até 08 de abril para munícipes que não se enquadram nos grupos de risco, caso conseguimos achatar a curva de ascendência de contaminação pelo Covid-19”, ressaltou durante Live no Facebook iniciada às 13h deste sábado.
O pronunciamento foi feito pelo prefeito após reunião com lideranças do setor produtivo de Jundiaí como Edison Maltoni, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio); Marcelo Cereser, Diretor titular do CIESP; Danilo Acerbi, Presidente da Cont; Mateus Miranda de Souza, Núcleo de Gastronomia da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL); Carlos Eduardo Favaro, Acomac Jundiaí; Eliseu Silva Costa, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, entre outros.
“Durante a reunião o prefeito anunciou a criação de uma força tarefa para auxiliar a área econômica. Sabemos que trata-se de um cenário difícil que exige medidas racionais. Seguimos à disposição para o diálogo e a busca por medidas que possam auxiliar todos segmentos envolvidos. Da nossa parte, como entidades representativas do comércio, oferecemos ajuda financeira para a administração municipal comprar produtos de primeira necessidade como máscaras, luvas, álcool gel e outros”, declarou Edison Maltoni, presidente do Sincomercio e da CDL.
Propostas
Visando a recuperação econômica das cidades representadas pelo Sincomercio e a garantia do emprego dos trabalhadores, desde o dia 20 de março, a entidade patronal que representa 14.500 estabelecimentos comerciais protocolou ofícios nas prefeituras municipais de Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Itupeva, Louveira e Várzea Paulista.
Entre as solicitações do Sincomercio atendidas em Jundiaí estão a suspensão da cobrança do parquímetro; a prorrogação do Imposto Sobre Serviços (ISS) cobrado dos optantes do Simples Nacional que irá beneficiar cerca de 40 mil micros e pequenas empresas dos setores da indústria, comércio e serviços. Os pagamentos previstos nos meses de abril, maio e junho serão postergados, sem multa e sem juros, para outubro, novembro e dezembro. A medida foi publicada na Imprensa Oficial deste sábado (28) por meio do Decreto nº 28.942.
Em Campo Limpo Paulista a administração municipal prorrogará a cota única de 10% de desconto para pagamento do IPTU, reivindicações do Sincomercio Jundiaí juntamente com a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Campo Limpo Paulista.
Também foram solicitadas como medidas emergenciais a prorrogação do prazo do prazo de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); suspensão, pelo prazo de seis meses, dos pagamentos decorrentes dos programas especiais de parcelamento ativos de dívidas tributárias, sem a imposição de multas, juros e correção monetária; flexibilização dos horários de circulação de veículos de entrega de mercadorias; a facilitação do microcrédito através do Banco do Povo.