Faturamento dos segmentos mais impactados pela data pode atingir
R$ 4,4 bilhões no mês de junho, segundo projeções do Sincomercio Jundiaí
Jundiaí, 05 de junho de 2025 – As perspectivas de vendas para o Dia dos Namorados na região de Jundiaí são positivas. No mês de junho, o faturamento dos cinco segmentos varejistas mais afetados pela data deve crescer 4,4% e atingir R$ 4,4 bilhões, o que representa R$ 184,4 milhões a mais em comparação com o mesmo período de 2024, de acordo com estimativas do Sindicato do Comercio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e da FecomercioSP.
A projeção é que dentre as cinco atividades selecionadas, quatro apresentem crescimento no mês de uma das datas comemorativas mais importantes do ano. O faturamento das farmácias e perfumarias, que comercializam alguns dos itens mais procurados para a ocasião — como perfumes, cosméticos e produtos de beleza em geral —, deve crescer 8,2%.
Além disso, os supermercados, que têm a maior receita entre as atividades varejistas e podem se beneficiar dos casais que optam por celebrar a data em casa, de forma mais íntima e pessoal, pode registrar tímido avanço de 0,8%.
As vendas das lojas de vestuário, tecidos e calçados, que também vendem produtos bastante procurados, devem subir 14,2% — mas vale destacar a base fraca de comparação. As lojas de móveis e decoração, por sua vez, podem sofrer queda de 19,4%. Aqui, é importante lembrar que trata-se da atividade de menor faturamento, sendo comum grandes variações para cima ou para baixo.
Por fim, a expectativa é que o segmento de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos registre alta de 6,5%, um excelente resultado, considerando o contexto de juros altos, que encarecem o crédito e desestimulam a compra de bens duráveis — ainda que haja uma base fraca de comparação a ser considerada.
Na visão de Edison Maltoni, presidente do Sincomercio Jundiaí e Região, de maneira geral, o crescimento de 4,4% reflete uma economia aquecida na região, mesmo em contexto de inflação acima da meta e juros altos. “O mercado de trabalho e o aumento da renda ainda devem garantir resultados positivos para o varejo na região neste Dia dos Namorados. É o momento dos empresários apostarem na decoração das vitrines, investirem em promoções, kits presentes, facilidades de pagamento”, afirma Maltoni.