Jundiaí, 06 de outubro de 2021 – Considerada a terceira data mais importante para o varejo nacional, o Dia das Crianças servirá como indicador da retomada do varejo, mostrará o comportamento do consumidor. Celebrada em 12 de outubro, a data deve movimentar as vendas do comércio, podendo resultar em um aumento de 3%, conforme levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP), com participação das principais CDLs do Estado.
Em 2020, mesmo com a pandemia, as vendas de Dia das Crianças apresentaram um aumento significativo em relação ao ano de 2019, em grande parte, impulsionado pelo e-commerce. Neste ano, com o fim das restrições no comércio, os lojistas estimam que o maior volume de vendas deve ficar com as lojas físicas.
Cenário das vendas
Diferentemente das outras datas sazonais, Edison Maltoni, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí (Sincomercio), explica que o perfil do consumidor do Dia das Crianças também é formado por familiares e parentes, que têm o costume de presentear nesse período. “Esse é um diferencial importante que gera boas expectativas para o balanço final do semestre. Para alavancar as vendas, Maltoni afirma que os lojistas devem investir em descontos, promoções e facilidade nas formas de pagamento, além de investir nas estratégias multicanais de vendas. Todas ações são necessárias para o empresário não perder a oportunidade da data.
Ele destaca ainda que, neste ano, o Dia das Crianças servirá como indicador da retomada do varejo, mostrará o comportamento do consumidor. “A data representa a última festa comemorativa antes do Natal e, por isso, dá ao mercado de consumo as primeiras impressões de como será o desempenho das vendas no final do ano. Nossa expectativa de consumo para a data reforça a tendência de uma recuperação gradual do varejo”, pontua Maltoni.
Pesquisa
De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais aponta que 72% dos brasileiros devem ir às compras no Dia das Crianças.A expectativa é de que o varejo movimente aproximadamente R$ 10,93 bilhões. Conforme os consumidores entrevistados, os presentes mais procurados são: bonecas/bonecos (41%), roupas e/ou calçados (35%), jogos de tabuleiro/educativos (32%) e avião/carrinho de brinquedo (20%).
Horário do comércio
No dia 09/10, as lojas do comércio do Centro e dos bairros poderão funcionar até as 18h por ser o primeiro sábado após o quinto dia útil. “É o momento para os lojistas apostarem nas promoções para o Dia das Crianças e produtos da estação Primavera-Verão. Já os consumidores terão mais tempo para pesquisar e comprar”, pontua Maltoni. Já na terça-feira (12/10), feriado de Nossa Senhora Aparecida, poderão funcionar as lojas que solicitarem autorização ao Sincomercio.