Estimativa é de aumento em 4% nas vendas; Expresso da Alegria fará passeios
Jundiaí, 07 de maio de 2019 – Para garantir mais tranquilidade aos consumidores para o Dia das Mães, celebrado dia 12/05, os comerciantes do centro de Jundiaí estenderão o horário de funcionamento na sexta (10) e sábado (11). Na sexta, as lojas podem abrir até 22h, conforme estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). No sábado, as lojas atenderão no horário especial das 9 até as 18h.
Além do horário estendido, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) e o Sincomercio Jundiaí e Região vão promover passeios gratuitos pelas ruas do centro no trenzinho Expresso da Alegria, no período das 10 às 15h. O ponto de partida será na Praça Ruy Barbosa. A ação terá a presença de personagens infantis e d famoso Porquinho, mascote da campanha “Lugar de moeda é no comércio”.
“Além de entreter, os passeios são uma forma de atrair os consumidores para prestigiar o comércio local de Jundiaí que oferece produtos diversificados, de qualidade, com preços acessíveis e bom atendimento”, afirma Edison Maltoni, presidente do Sincomercio e da CDL Jundiaí.
Expectativa
O Dia das Mães é considerada pelos varejistas como a principal data comemorativa do primeiro semestre e a segunda melhor do ano em termos de faturamento, perdendo apenas para o Natal. Levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), aponta que 78% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período.
Conforme o estudo, o percentual de consumidores dispostos a desembolsar mais com os presentes cresceu de 19% para 26%. Em números absolutos, a expectativa é de que aproximadamente 122,1 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços.
Segundo pesquisa feita pelo Sincomercio e CDL, 58% dos lojistas estão otimistas e acreditam na alta das vendas. A expectativa é de um aumento de 4% nas vendas, em relação a 2018. O valor do tíquete médio oscila entre R$ 100 e R$ 150.
Roupas, calçados, perfumes e flores estão entre as preferências dos consumidores. Celulares e artigos da linha branca, como eletrodomésticos, também são procurados no período. “Além das vendas no comércio e nos shoppings, a data também movimenta os estabelecimentos gastronômicos para o café da manhã e almoço, assim como passeios turísticos. Trata-se de uma data muito representativa e que fomenta a economia local”, ressalta Maltoni.