Jundiaí, 03 de agosto de 2021 – O comércio de Jundiaí terá horário estendido na sexta-feira (06) e no sábado (07) por conta do Dia dos Pais, celebrado em 08 de agosto. Na sexta, os lojistas que tiverem interesse poderão abrir seus estabelecimentos até as 22h, conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Já no sábado, dia 07, o comércio funcionará até as 18h.
“A abertura em horário estendido é uma excelente oportunidade para os lojistas apostarem nas promoções, montar kits de produtos, oferecer produtos do período da troca de estação e atender quem deixou para comprar o presente na última hora”, afirma Edison Maltoni, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL).
Ações
Considerada uma das principais datas do varejo no segundo semestre, o Dia dos Pais deve aquecer as vendas do setor em até 5% e movimentar R$ 22,3 bi na economia. Para estimular as vendas, as entidades representativas do comércio promovem diversas ações como a Campanha “Meu pai merece um prato especial” que irá presentear com 21 pratos (almoço ou jantar) para duas pessoas nos restaurantes participantes.
“Basta acessar o site www.campanha.cdljundiai.com.br e enviar uma frase sobre: “Porque meu pai merece um prato especial”. As frases vencedoras vão virar um post que será publicado nas redes sociais da CDL e do Sincomercio”, detalha Maltoni. A campanha é realizada em parceria com o Núcleo de Gastronomia e Hotelaria de Jundiaí e Região.
Os associados e contribuintes das entidades também receberam kits contendo porta gravatas feito em madeira de reflorestamento para presentearem seus clientes. Já os empresários em geral podem anunciar seus produtos e serviços gratuitamente no site Classificados Jundiaí (www.iidetecclassificados.com.br), ferramenta desenvolvida pelo Instituto de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (IIDETEC) , parceiro do Sincomercio e da CDL Jundiaí.
Presentes e tíquete médio
Conforme pesquisa feita pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP), o crescimento nas vendas deve ser de 5% e, mesmo com o bom desempenho do varejo no digital, a maior parte do volume de vendas vai permanecer no varejo físico. “A pesquisa revela que cerca de 65% dos lojistas esperam que o comércio de rua e os shoppings recebam alta demanda. O cenário também será positivo para bares e restaurantes”, pontua Maltoni.
Já o levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise, mostra que 67% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais e o tíquete médio é estimado em R$ 207,52. Com isso, estima-se movimentar no comércio cerca de 22,35 bilhões de reais, um crescimento de 25% em relação a 2020, sem considerar os efeitos da inflação.
As roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (50%), seguidas de perfumes e cosméticos (43%), calçados (36%) e acessórios (29%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio. “A CDL e o Sincomercio acreditam que o Dia dos Pais trará um impacto positivo para o varejo. Nossa expectativa é realmente de uma retomada econômicas de forma consistente e contínua”, declara Maltoni.