Edison Maltoni apresentou as ações das entidades para minimizar os efeitos da crise para o varejo de Jundiaí e sugeriu adoção de protocolos de segurança
Com o objetivo de debater ações para a retomada das atividades do comércio com o fim da quarentena, Edison Maltoni, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) participou na manhã desta quinta-feira (30) da reunião com a Comissão Especial da Câmara de Jundiaí, criada para acompanhar a situação econômica do município diante da pandemia do novo coronavírus.
A reunião foi no Plenário da Câmara sob o comando do vereador Cristiano Lopes e também contou com a participação de Marcelo Cereser, diretor-titular do Ciesp Jundiaí. A Comissão foi criada no dia 15 de abril e é formada por: Marcelo Gastaldo, Rafael Antonucci, Douglas Medeiros e Marcio Pentecoste de Souza sob a presidência de Cristiano Lopes.
Ações para o varejo
Edison Maltoni apresentou todas as ações desenvolvidas pelas entidades junto aos governos federal, estadual e municipal até agora e adiantou medidas que estão em andamento para minimizar os efeitos da crise para o varejo de Jundiaí. “São dados e argumentos para reforçar junto com os vereadores a importância da reabertura do comércio. Nós precisamos sair com responsabilidade do isolamento e seguir para o distanciamento social para podermos voltar a trabalhar, respeitando as medidas de segurança”, declarou Maltoni.
O presidente das entidades representativas do comércio destacou que o para o varejo é o principal empregador e fonte de renda na maioria das cidades do interior de São Paulo. “Ele faz com que o dinheiro circule, promove o primeiro emprego, é o responsável pela distribuição de renda e é um dos pilares que sustenta a economia local”, ponderou.
Durante a apresentação, Maltoni explicou que no intuito de viabilizar a abertura de estabelecimentos comerciais que seguem sem atendimento presencial, o Sincomercio e a CDL elaboraram uma sugestão de protocolo de atendimento e de medidas de higiene. “Apresentamos essas medidas ao Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), da Prefeitura de Jundiaí, e também enviamos aos vereadores da Câmara Municipal. Queremos proteger vidas e permitir que a sociedade tenha condições de trabalhar para se manter com dignidade”, afirma.
Indústria
O diretor-titular do Ciesp Jundiaí, Marcelo Cereser, anunciou que 45% das indústrias estão operando com redução de sua capacidade e apresentou as ações da FIESP/CIESP/SESI/SENAI no enfrentamento desta pandemia, além de um panorama das indústrias da região. “A boa notícia é que apenas 10% demitiram, a maioria conseguiu manter seus trabalhadores em banco de horas, férias ou redução de jornada. As empresas estão seguindo as normas de segurança com álcool em gel, aferição de temperatura e uso de máscaras”, detalhou.
Cristiano Lopes ressaltou que o intuito da Comissão é fazer a conexão entre os anseios da população, as diretrizes do Poder Público, a arte de mediar conflitos e estabelecer as prioridades. “Neste momento tão difícil e triste que nossa cidade e país vivem seguimos trabalhando incansavelmente para dar nossa contribuição para que mais rápido possível podemos passar por mais esse grande desafio”. Devido à pandemia e para evitar aglomerações, o encontro não teve público e foi transmitido pela TV Câmara e pela internet. Assista: https://youtu.be/m7ahBttkEtk