Lojas de vestuário, tecidos e calçados estão entre os setores que devem destacar
Jundiaí, 17 de novembro de 2023 – A combinação favorável dos indicadores de emprego, renda das famílias e crédito disponível faz com que a Black Friday deste ano deve fazer o varejo paulista faturar quase 4% a mais neste novembro do que no mesmo mês do ano passado.
O setor deve ter receitas em torno de R$ 63,5 bilhões no período, puxado principalmente pelas lojas de vestuário, tecidos e calçados – que devem crescer 6,6% com a data. Os dados são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo e do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio).
De acordo com Edison Maltoni, presidente do Sincomercio, há mais renda em circulação, que ainda será reforçada com o pagamento da primeira parcela do 13º salário, na penúltima semana do mês. Além do setor de vestuário, Maltoni destaca também que as lojas de eletrodomésticos, que devem registrar alta de 4% nas vendas, supermercados (3,7%), farmácias e perfumarias (2,2%) e móveis e decoração (1,1%), conforme o levantamento.
“Os empresários devem usar a data para oferecer descontos reais aos clientes, inclusive para movimentar os estoques que ficaram parados ao longo do ano, abrindo espaço para a chegada dos itens de Natal. A Black Friday também pode ser um momento-chave para fortalecer o caixa, como recursos para arcar com os custos de final de ano – como a contratação de funcionários temporários, por exemplo”, sinaliza Maltoni.
Consumidores
De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas, 87% dos consumidores pretendem fazer compras na data, um aumento de 9 pontos percentuais em comparação ao ano passado. Em média, os consumidores desejam gastar R$ 1.250 na data
Entre as razões dos consumidores para participar da Black Friday estão a oportunidade de comprar algo que já estava precisando a um preço mais baixo (73%), seguida da vontade de antecipar as compras do Natal a preços promocionais (37%) e querer aproveitar as promoções ainda que sem necessidade de comprar (21%).
O pagamento à vista lidera a preferência dos consumidores (79%). Considerando o ranking geral, 48% pretendem pagar os produtos com PIX, 48% com cartão de crédito parcelado, 28% com cartão de débito e 24% com cartão de crédito à vista.
Na escolha do local de compra, 38% dão preferência para lojas que já fizeram compras e ficaram satisfeitos, 36% fazem pesquisa de preços e escolhem o local mais barato e 34% priorizam lojas com frete grátis. A maioria pretende comprar na semana da Black Friday (56%), 22% pretendem comprar no dia do evento e 14% vão antecipar para a primeira quinzena de novembro.