Nesta quarta-feira (17) será a vez dos lojistas dos bairros Santa Gertrudes, Vila Arens e Vila Rami receberem a visita dos coelhinhos.
Jundiaí, 16 de abril de 2019 – A ação de Páscoa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) e do Sincomercio Jundiaí e Região movimentaram o centro e os bairros Ponte São João e Caxambu na terça-feira (16). Crianças, jovens e adultos se divertiram com a passagem dos coelhinhos que posaram para fotos e distribuíram balas.
Nesta quarta-feira (17) será a vez dos lojistas e consumidores do comércio da região central e dos bairros Santa Gertrudes, Vila Arens e Vila Rami receberem a visita dos coelhinhos. Na quinta (18), a Ação de Páscoa será encerrada região central e nos bairros Vila Rio Branco, Vila Hortolândia e Eloy Chaves.
Na avaliação de Edison Maltoni, presidente do Sincomercio e da CDL, para o comércio de chocolates, a Páscoa é considerada a data mais importante do calendário anual. “Além de aquecer a economia, o período movimenta as vendas no varejo e em lojas especializadas e também gera empregos”, observa.
Estimativas
As vendas do varejo voltadas para a Páscoa deste ano deverão crescer 1,5% em relação ao ano passado, de acordo com previsões da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O otimismo também é reforçado pelas entidades que representam os fabricantes de chocolates que projetam aumento de vendas na Páscoa deste ano, embalado pelo crescimento da produção e vendas do ano passado. Em 2018 foram produzidas mais de 11 mil toneladas de ovos e produtos de Páscoa, número 26% maior que o registrado no ano anterior.
Sete em cada dez consumidores devem ir às compras na Páscoa de 2019, aponta levantamento Confederação Nacional do Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A expectativa é de que 113,2 milhões realizem gastos na data; 86% farão pesquisa de preços e 41% acreditam que produtos estão mais caros este ano. Gasto médio das compras será de R$ 196.
Levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) mostra que o consumidor terá mais gastos com os preparativos para Páscoa neste ano. Isso porque a batata inglesa subiu 72,63%. Por outro lado, os preços dos chocolates aumentaram apenas 2,43%.
As informações são baseadas nos dados de fevereiro e março do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), que apontou variação positiva de 4,18% no acumulado dos últimos 12 meses. Ainda segundo a Fecomercio, os pescados nacionais, aumentaram 1,56%. Alternativa ao bacalhau, que é importado e está sujeito a variações cambiais, os peixes nacionais como pirarucu, abrótea, badejo, manjuba, merluza e traíra, são ótimas pedidas para a data e estarão disponíveis com oferta mais abundante no período.