Comércio de rua pode funcionar das 6 às 20h e shoppings, das 10 às 21, entre os dias 01 e 09/05
Jundiaí, 30 de abril de 2021 – A Prefeitura de Jundiaí publicou o decreto municipal nº Nº 29.936, na noite desta sexta-feira (30/04), que permite a ampliação do horário de comércios de rua, shoppings e outros segmentos. As alterações têm início neste sábado((01/05) e são válidas até dia 09, seguindo a prorrogação da Fase de Transição do Plano São Paulo.
Pelo decreto, as atividades comerciais podem ter atendimento presencial nos seguintes horários:
• Comércio de rua: das 06h às 20h;
• Shoppings centers: das 10h às 21h;
• Atividades de prestação de serviços em geral: das 06h às 20h;
• Restaurantes, similares, padarias, bares e buffets com função de restaurante: das 06h às 20h;
• Salão de beleza e barbearia: das 06h às 20h
Na avaliação de Edison Maltoni, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL), a ampliação do horário de funcionamento é muito positiva para o comércio. “Os empresários lutam por esse momento especialmente porque o Dia das Mães é uma marca muito importante para o comércio. Depois do Natal, é a segunda data comemorativa mais representativa em vendas para o setor”, declara Maltoni.
Ele avalia que esta reabertura em horário estendido representa uma grande oportunidade para todos empresários manterem suas lojas trabalhando, garantindo o emprego e a geração de rendas. “Devemos abraçar com afinco, investir em promoções, na decoração das vitrines, assim como nas facilidades para o consumidor como promoções, parcelamentos, oferta de vale-presentes, entrega de mercadorias, entre outras alternativas. São estratégias fundamentais para atrair e fidelizar o consumidor e, consequentemente, contribuir para alcançar as metas de vendas. Já os consumidores devem estar atentos, pesquisar preços e prestigiar o comércio local que oferece uma grande variedade de produtos com qualidade”, pontua Maltoni.
Campanha CDL e Sincomercio
Para estimular as vendas no comércio de Jundiaí no Dia das Mães, a CDL e o Sincomercio promovem a campanha “Mãe, tem mensagem pra você!”. As lojas de comércio e de serviços participantes da campanha vão oferecer uma mensagem de vídeo personalizada para as mães a partir do envio de 3 fotos.
Para garantir o voucher, o consumidor precisa comprar nas lojas de comércio e de serviços participantes relacionadas no site https://campanha.cdljundiai.com.br
“Nossa campanha visa estimular as compras no comércio de Jundiaí, incentivar os nossos associados e contribuintes e oferecer ao consumidor uma lembrança especial da data”, afirma Maltoni, presidente da CDL e do Sincomercio.
Pesquisa Dia das Mães
Levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, revela que 77% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período — o dado fica bastante próximo dos 78% observados em 2019, antes da pandemia da COVID-19.
Em números absolutos, a expectativa é de que aproximadamente 122,9 milhões de brasileiros presenteiemalguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços.De acordo com o levantamento, os entrevistados têm a intenção de presentear não apenas as próprias mães (79%), como também as esposas (18%) e sogras (18%).
Conforme a pesquisa, os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados e acessórios (49%), perfumes (42%), cosméticos (28%) e chocolates (21%). O ranking ainda é formado por flores (18%), maquiagem (14%), utensílios de cozinha (12%) e celular/smartphone (11%).
Sobre valores, 27% dos entrevistados devem gastar entre R$ 51 a R$ 100 com os presentes. Já considerando a média total de gastos, o brasileiro deve desembolsar R$ 197,46.
O levantamento apontou ainda que as lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos brasileiros, 69% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar a maioria dos presentes fisicamente sobretudo nos shopping centers (26%) e em lojas de rua (20%).
Já a internet aparece como local de compra de 57% dos consumidores, principalmente nos sites e lojas virtuais (38%). Para os entrevistados, os fatores que mais pesam na escolha do local de compra são a atratividade do preço (45%), as promoções (36%), a qualidade dos produtos (35%) e frete grátis (29%).