Roupas, calçados e acessórios devem ser os líderes de venda neste ano; consumidor vai desembolsar R$ 220 com presentes
Jundiaí, 27 de abril de 2022 – O Dia da Mães deve aquecer as vendas nos próximos dias. A data, considerada pelos varejistas como o “Natal do primeiro semestre”, sendo a segunda melhor data do ano em termos de faturamento, deve levar 79% dos consumidores brasileiros às compras e movimentar R$ 28,16 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.Os dados são do levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, que, estima que aproximadamente 127,2 milhões de brasileiros presenteiem alguém na data. Vale destacar que em 2021 foi observado que 77% dos consumidores foram às compras.
Campeões de venda
Roupas, calçados ou acessórios (44%), perfumes (37%), chocolates (23%) e cosméticos (23%) devem ser os produtos campeões de venda conforme a pesquisa. Questionados sobre os locais de compra, as lojas físicas aparecem como o principal local de compras para 75% dos entrevistados, sobretudo nos shopping centers (31%) e em lojas de rua (24%). A internet aparece como local de compra de 44% dos consumidores, uma redução de 13 pontos percentuais em relação ao ano passado, principalmente nos sites e lojas virtuais (36%).
Tíquete médio
Em média, cada cliente deve adquirir dois presentes e as principais presenteadas serão a mãe (76%), a esposa (19%) e a sogra (18%). 25% dos entrevistados devem gastar entre R$ 50 a R$ 200 com os presentes. Já considerando a média total de gastos, o brasileiro deve desembolsar R$ 220,00.Cartão de crédito parcelado (34%), dinheiro (29%, com queda de 11 pontos percentuais em comparação com o ano passado) e PIX (26%, com aumento de 10 pontos percentuais frente a 2021) foram apontadas como as principais formas de pagamento nesta data.Sobre os fatores que mais pesam na escolha do local de compra, os consumidores citam o preço (42%), a qualidade dos produtos (36%) e as promoções (32%).
“Os empresários devem se preparar para receber os consumidores que estão animados para fazer suas compras presencialmente. É o momento de adotar estratégias para garantir as vendas apostando em promoções, kits de presentes, facilidades de pagamento, vitrines atrativas. O setor de gastronomia também irá se beneficiar nesta data tão aguardada”, afirma Edison Maltoni, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio).
Horário estendido e Expresso da Alegria
Para atender os consumidores para o Dia das Mães, o comércio de Jundiaí terá horário estendido no sábado (07/05) quando as lojas do Centro e dos bairros atenderão até as 18h. Também serão realizados das 10 às 14h os passeios gratuitos no Expresso da Alegria pelas ruas do Centro e haverá atração cultural em parceria com o Sesc Jundiaí.
Entrega de kits e Classificados Jundiaí
A CDL Jundiaí intensificará ações para estimular as vendas no comércio local que oferece variedade de produtos com preços acessíveis e facilidades no pagamento.”Os associados da CDL já começaram a receber kits contendo cartaz sobre a data e espelhos de bolsa personalizados, com frases para homenagear as mães como: ‘Eu amo minha mãe porque ela é sinônimo de amor’”, detalha o presidente da entidade.
Outra oportunidade para fazer bons negócios na data comemorativa é anunciar produtos e serviços gratuitamente no site Classificados Jundiaí (www.iidetecclassificados.com.br). A ferramenta foi desenvolvida pelo Instituto de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (IIDETEC) o qual o Sincomercio e a CDL são parceiros.