Levantamento constatou alta de 1,29% no volume de vendas em comparação com 2018
Jundiaí, 24 de abril de 2019 – As vendas de produtos para Páscoa foram positivas para 40% dos entrevistados na pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelaram que o volume de vendas na data teve alta de 1,29% ,em comparação com o mesmo período em 2018.
O resultado se aproxima das previsões da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que estimava um crescimento na ordem de 1,5% nas vendas do varejo voltadas para a Páscoa deste ano, em relação a 2018. Entre os produtos mais vendidos, conforme a CNDL e o SPC, estão os tradicionais ovos de chocolates industrializados, caixas de bombons, ovos de páscoa artesanais e caseiros, barras de chocolate industrializadas e artesanais, colombas pascoais e bebidas, como vinho.
Em Jundiaí, o levantamento feito pelo Sincomercio e CDL, também demonstrou que para 18%, as vendas poderiam ser melhores. Em relação aos dados comparativos do volume de vendas em 2018, 20% avaliaram crescimento na ordem entre 2% e 5%. A pesquisa ouviu fabricantes de chocolates, lojistas e supermercados.
Na avaliação de Edison Maltoni, presidente da CDL e d Sincomercio, além de aquecer a economia, a Páscoa é a data mais importante do calendário anual para o comércio de chocolates, movimenta as vendas no varejo e gera empregos. “Os resultados das vendas sinalizam que a recuperação econômica segue em ritmo moderado e pode funcionar como uma prévia do desempenho da atividade comercial nas próximas datas, como o Dia da Mães”, avalia Maltoni.
Para o Dia das Mães, celebrado em 12 de maio, a CDL e o Sincomercio Jundiaí e Região distribuíram para seus associados um kit composto por cartazes alusivos à data e imãs de geladeiras decorados. No sábado (11), no período das 9 às 15h, as entidades promoverão os passeios gratuitos no trenzinho Expresso da Alegria pelas ruas do centro de Jundiaí. Vale lembrar que na sexta-feira (10) e sábado (11/05), a abertura do comércio poderá ser estendida até as 22h.