Jundiaí, 05 de junho de 2023 – O Dia dos Namorados já movimenta o comércio de Jundiaí. No sábado (10/06), as lojas do Centro e dos bairros poderão atender até as 18h. Para entreter os consumidores, a Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto), terá uma programação especial com passeios no trenzinho Expresso da Alegria e atração cultural. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio), com apoio cultural do Sesc Jundiaí.
Horário especial e atrações na Praça do Coreto
Na sexta-feira (09/06), conforme está garantido pela cláusula quadragésima oitava da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), os lojistas que desejarem poderão atender até as 22h. No sábado (10), o funcionamento poderá ser até às 18h.
Para entreter a população, a CDL e o Sincomercio realizarão, das 10 às 14h de sábado os passeios gratuitos no trenzinho Expresso da Alegria com embarque na Praça do Coreto. Já das 12 às 13h30 será realizada uma apresentação da Intervenção Matula com a Cia TDArtes, com apoio cultural do Sesc Jundiaí. No local também está sendo realizado o evento Festejos Juninos com praça de alimentação, atrações musicais e quadrilhas das 11 às 22h.
“Os sábados de horário estendido costumam elevam as vendas em até 30%. Tendo a proximidade do Dia dos Namorados, com certeza os lucros devem ser maiores. É o momento de destacar sugestões de presentes nas vitrines, diversificar formas de pagamento e oferecer descontos”, sugere Edison Maltoni, presidente da CDL e do Sincomercio.
Expectativa
O Dia dos Namorados deve movimentar R$ 23,17 bi no comércio. Os presentes mais procurados serão roupas (41%), perfumes, cosméticos e maquiagem (31%), calçados (22%), um jantar (18%) e bombons e chocolates (16%). Os dados são da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) conforme levantamento realizado em parceria com a Offerwise.
A pesquisa aponta que 61% dos consumidores brasileiros pretendem presentear no Dia dos Namorados e devem gastar em média R$ 232. Quanto ao local de compra, 57% pretendem comprar a maioria dos presentes em lojas físicas, sobretudo em shoppings centers (26%) e nos shoppings populares (9%). Por outro lado, 36% farão as compras pela internet, sobretudo em lojas online (30%).
Na hora de escolher o local de compra, 57% afirmam que são influenciados pelo preço, 50% pela qualidade dos produtos, 38% pelas promoções e descontos e 32% pelo frete grátis. “O Dia dos Namoradores é uma data muito especial e aguardada pelos setores do comércio, serviços, gastronômico e de hotelaria. Nossa expectativa é muito positiva”, declara Maltoni.