Jundiaí, 16 de novembro de 2022 – ABlack Friday, dia de promoções no comércio eletrônico e no varejo físico, já está incorporada no calendário de compras. Este ano, a data tão aguardada pelo consumidor acontecerá na sexta-feira, 25/11. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise, 79% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday, um aumento de 22 pontos percentuais em comparação ao ano passado.
Conforme o estudo, a principal razão para participar da Black Friday é a oportunidade de comprar algo que já estava precisando, porém a um preço mais baixo (72%). Em seguida está a vontade de antecipar as compras do Natal a preços mais acessíveis (36%).
Produtos e formas de pagamento
Os produtos mais desejados pelos consumidores são: roupas (41%), calçados (37%), eletrodomésticos (25%), eletrônicos (24%) e cosméticos/perfumes (23%). Artigos para casa e celular também possuem destaque, com 21% de respostas.
As principais formas de pagamento pretendidas são: cartão de crédito parcelado (47%), PIX (45%) e cartão de débito (32%). 78% das compras devem ser à vista e 54% parceladas, sendo a quantidade média de 6 prestações.
A escolha do local de compra é feita levando em conta: o melhor preço após pesquisa (41%); dar preferência a lojas em que já são clientes (40%); e lojas com frete grátis (36%). De acordo com o levantamento, a maioria pretende comprar no dia do evento (47%), enquanto 24% vão antecipar para a primeira quinzena de novembro e 15% na semana da Black Friday.
Orientação
Na opinião de Edison Maltoni, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o consumidor está cada vez mais habituado à Black Friday e sabe que pesquisar os preços continua sendo fundamental para garantir boas compras. “O comércio sabe que uma boa experiência de compra é indispensável para manter o consumidor fiel. Por isso é preciso planejar as ações durante a campanha”, analisa.
Ele avalia que o planejamento das ações faz toda a diferença para o sucesso da Black Friday e que as promoções devem ser atrativas para os clientes. “O consumidor se organiza com antecedência, fica atento aos preços, se cadastra em sites de monitoramento de preços e faz muita pesquisa. Por isso, o comércio deve se preparar para oferecer ofertas reais para atrair o consumidor. Este ano temos ainda a Copa do Mundo que deve contribuir para aumentar a venda de roupas, eletrônicos e televisores, por exemplo”, destaca Maltoni.
“Em termos de promoções, o varejista pode estudar um histórico para entender quais foram as promoções que mais fizeram sentido em seu setor, as expectativas de mercado e analisar os concorrentes para poder criar situações que sejam interessantes para o consumidor final”, sugere. Exemplificando, ele cita que os descontos podem vir acompanhados de brindes nas embalagens, cartões de fidelidade e outras ações que atraiam o consumidor – por exemplo, “compre 2, leve 3”. Outra dica é utilizar promoções-relâmpago em seus canais digitais”, orienta.
Para promover as vendas na Black Friday, o Sincomercio informa que os lojistas do comércio de rua poderão aderir ao horário especial de atendimento entre os dias 21 e 26 de novembro. O horário especial está garantido pela cláusula 48 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), válido pela Semana do Consumidor, que autoriza o funcionamento das 9 até as 22h de segunda a sexta-feira e das 8h30 até as 18h, aos sábados.
“A extensão do horário é optativa, mas boa parte dos comerciantes demonstra interesse pelas boas expectativas de vendas já que o consumidor conta com as promoções da campanha para fazer suas compras de final de ano. Outra vantagem é a proximidade com o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário”, avalia Edison Maltoni. Os shoppings atenderão em horário normal.